Você com certeza já ouviu a frase você é o que você come. A origem da expressão vem de duas frases – uma do cozinheiro francês Jean Anthelme Brillat-Savarin (“Diga-me o que comes que eu direi o que tu és”) e a outra do filósofo alemão Ludwig Andreas Feuerbach (“O homem é o que ele come”) – que declaram que a comida de uma pessoa influencia seu estado de espírito e sua saúde.
O que mais a sua comida pode dizer sobre você? Para os fotojornalistas Peter Menzel e Faith D’Aluision, além de revelar hábitos, pode dizer muito a respeito de economia, consumo,sustentabilidade, diferenças sociais e globalização. Eles chegaram a esta conclusão com seu projeto Hungry Planet: What the World Eats (Planeta Faminto: O que o Mundo Come, em português), que virou livro fotográfico.
O projeto visitou 24 países e fotografou 30 famílias de diferentes classes sociais posando ao lado de toda a comida que consomem durante uma semana. O trabalho também faz um estudo da grande mudança pela qual passou a alimentação mundial depois da agricultura, impulsionada pela globalização, pelo turismo e pelo agronegócio.
Abaixo, confira algumas das fotografias e o gasto de cada família com alimentação:
Estados Unidos, Carolina do Norte, $342
Austrália, Riverview, $428
Egito, Cairo, $78
Mali, Kouakourou, $30
México, Cuernavaca, $189
Índia, Ujjain, $45
Bósnia e Herzegovina, Sarajevo, $90
Japão, Kodaira, $361
Guatemala, Todos Santos, $76
Kuwait, Kuwait, $252
Canadá, Iqaluit, $392
Cuba, Havana, $64
Alemanha, Bargteheide, $568
Estados Unidos, Texas, $242
Canadá, Gatineau, $158
China, Weitaiwu, $65
Equador, Tingo, $32
Fonte: SuperInteressante
Nenhum comentário:
Postar um comentário