Por que doce dá enjoo e salgado não?

Ondevivo Delivery | 10:18 | 0 comentários



A culpa é basicamente das gorduras, essas bruxas dos tempos modernos perseguidas a ferro e esteira ao avizinhar do verão. Elas e os óleos, como creme de leite e manteiga, são ingredientes muito presentes nos doces e provocam o retardamento do esvaziamento do estômago e a sensação de desconforto que associamos como enjoo.
“O estômago fica mais parado, causando uma sensação de desconforto muito grande como mal estar e, eventualmente, náuseas”, esclarece o gastroenterologista e membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia Ricardo Barbuti. Ele explica que os alimentos salgados não possuem uma concentração tão grande de lipídios (gorduras) e não são consumidos em tanta quantidade como os doces, o que explica por que você não enjoa tanto depois de comer alimentos salgados, menina.
Barbuti também lembra que a ingestão de carboidratos em excesso pode ser um fator relacionado com o aumento de gases e até diarreia. “Dos carboidratos, o mais relacionado com desconforto é a lactose. Na população, a prevalência de intolerância a lactose é muito grande”, diz. Ou seja, boa parte da população não consegue absorver a lactose, um tipo de açúcar presente no leite, e por consequência acaba passando mal depois de ingerir alimentos à base de leite e derivados, como pudim, bolos, chocolates e bolachas.
Para exemplificar, a letra de um dos grandes sucessos recentes da música brasileira demonstra nossa maior capacidade de ingerir salgados. Na letra de Que Isso, Gordinha, MC Mestre do Nada cita os seguintes alimentos:
- carne (salgado)
- mcdonald’s (presume-se que seja salgado, visto que uma alface no dente é citada em seguida)
- carne seca (salgada)
- tapioca (salgada ou doce)
- pão com ovo (salgado)
- frango assado (salgado)
- pudim (doce)
- pavê (doce)
Logo, nesse levantamento totalmente desprovido de análise científica de uma amostra do repertório funkeiro, salgados ganham de 6×3.

(crédito da imagem: Stéfan)
Fonte SuperInteressante

Veja mais sobre:: ,

0 comentários