História do Biscoito Chinês (Biscoito da Sorte)
A história dos biscoitos da sorte é mais antiga e curiosa do que muitos pensam. Sua origem nos remete ao século XIII, quando o território chinês era ocupado pelos conquistadores mongóis.
Este é um período tomado por grandes batalhas lideradas por Genghis Khan, o líder mongol cujo império ocupou desde o lado asiático do Oceano Pacífico até a borda leste do Mar Negro.
Durante muito tempo o povo chinês planejou um levante contra os invasores e, para que seus inimigos não descobrissem qual seria a data da revolta, os chineses esconderam mensagens em bolos em forma de meia-lua, cujo sabor à base de pasta de lótus era detestado pelos mongóis.
Dessa forma um famoso revolucionário chamado Chu Yuan Chang tratou de distribuir grande parte dos bolinhos disfarçado de monge taoista. O levante foi um sucesso e decretou o fim da invasão mongol e o início da dinastia Ming, conhecida no mundo inteiro por sua inigualável porcelana.
Mas foi apenas no século XIX que nasceu o biscoito da sorte no formato que conhecido pro todos atualmente. É que na época da corrida do ouro norte-americana muitos chineses imigraram para os Estados Unidos e trabalharam na construção de diversas estradas de ferro, recebendo destaque a que ligava Serra Nevada até a Califórnia.
Nesse período os chineses colocavam mensagens de boa sorte dentro de biscoitos e trocavam durante o Festival da Lua, substituindo os tradicionais bolos. Desde então os biscoitos da sorte ganharam notoriedade e tornaram-se parte indispensável de qualquer refeição chinesa nos quatro cantos do mundo.
A primeira fábrica de biscoitos da sorte surgiu nos Estados Unidos em 1964. Até então tais iguarias eram feitas de forma artesanal.
Fonte: IG Educação
0 comentários