História e Receita do Bolo Inglês
Sua tradição vem de Inglaterra onde é feito em épocas natalinas e remonta à revolução francesa. O bolo inglês teve na sua origem através do consumo das papas de aveia feitas para suavizar os estômagos, que estavam, em jejum na noite de natal. Com o passar dos anos foram sendo adicionados os frutos secos, o mel e as especiarias. No século XVI retirou-se a aveia e introduziram os ovos a farinha e a manteiga. O bolo era feito com muita antecedência e era guardado numa caixa 'upside down' (de pernas para o ar) e era borrifado semanalmente com brandy ou whisky até ao natal.
Receita
Ingredientes:
100g margarina de girassol
150g açúcar
200g farinha para bolos
3 ovos
125g miolo de noz e avelã
70g frutas cristalizadas
100g passas
50g amêndoas
1 colher chá fermento
1 colher chá canela
raspa de 1 laranja
raspa de 1 tangerina
1 dl vinho Porto
Preparação:
2 horas antes: Coloque as frutas cristalizadas de molho no vinho do Porto.
Começando: Bata o açúcar com a manteiga amolecida até obter um creme homogêneo Adicione os ovos um a um batendo entre cada adição. Junte a farinha já misturada com fermento e a canela.
Enxugue as frutas cristalizadas, pique-as e passe-as por farinha para que não desçam para o fundo da forma. Adicione-as á massa.
Em seguida deite o miolo de noz e avelã picados e as raspas da laranja e da tangerina (se preferir pode utilizar limão). Deite também um cálice do vinho do Porto onde estiveram demolhadas as frutas cristalizadas. Forre uma forma de bolo inglês com papel manteiga. Inverta a massa para dentro da forma e decore com as amêndoas palitadas.
Fonte: Epecados
0 comentários