Receita de Vieiras Cozidas
As vieiras (nome cientifico Pecten maximus) são moluscos bivalves marinhos da família Pectinidae. Encontram-se em vários oceanos e abundantemente na América do Norte, norte da Europa, e Japão, sendo bastante apreciadas como alimento refinado. Nos países de língua inglesa são conhecidas como scallop, em francês são a famosa coquille saint-jacques. As conchas coloridas em forma de leque de algumas vieiras, com seu padrão de pregas radiantes, são apreciadas por colecionadores e malacologistas e tornaram-se um símbolo de heráldica e de Santiago Maior, ostentado pelos peregrinos a Santiago de Compostela. É também a concha representada em O Nascimento de Vênus de Botticelli.
Receita
Ingredientes - Para 4 porções:
1 xíc. de espumante rosé,
8 vieiras com coral e limpas,
1 col. (sopa) de raspas de casca de limão,
100 g de tomates secos,
1/2 xíc. de creme de leite fresco,
1 col. (chá) de sal,
1 col. (sopa) de salsa,
2 col. (sopa) de azeite, alface frisada para acompanhar e salsa picada para decorar.
Modo de Preparo
Despeje o espumante rosé numa panela pequena e leve ao fogo até ferver. Adicione as vieiras e as raspas de casca de limão. Cozinhe por 2 min. Retire do fogo.
Tampe a panela e deixe descansar por 15 min. Bata no processador o tomate seco junto com o creme de leite e o sal até obter um purê grosso. Desligue o processador, acrescente a salsa e misture bem.
Sirva o purê de tomate seco com as vieiras e com a alface frisada. Regue com o azeite de oliva extravirgem. Decore com a salsa picada.
Fonte: Caras
Veja mais sobre:: Frutos do Mar, Receitas
0 comentários